Ter um fechamento de varanda é o sonho de muitas pessoas, porém esse tipo de estrutura não pode ser feito com qualquer tipo de vidro, pois não escolher o material adequado pode trazer sérios problemas ao seu projeto. Para evitar possíveis transtornos com segurança e durabilidade do envidraçamento de varanda, é fundamental saber escolher o vidro adequado, que ofereça resistência a impactos, à pressão do vento e às variações de temperatura.
Mas, uma grande dúvida ao ter uma sacada de vidro, é qual vidro escolher para o fechamento de varanda, pensando em esclarecer os principais questionamentos de uma sacada de vidro, preparamos esse post, em que apresentamos algumas dicas para encontrar o vidro ideal para o fechamento de varanda.
Vale destacar que, a escolha do material que será utilizado para fazer o envidraçamento de sacada deve levar em conta as condições climáticas e outras especificações técnicas, especialmente a NBR 16259, editada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Pois, essas especificações técnicas têm como principal funcionalidade priorizar a segurança dos moradores e a durabilidade desses doa materiais utilizados na sacada de vidro. Para garantir ainda mais um serviço eficiente na instalação do envidraçamento de varanda, o indicado é fazer uma análise na região do local onde será projetada a sacada de vidro para saber verificar qual o tipo de vidro adequado a ser usado.
Tipos de vidros que podem ser uados na Fechamento de Varanda
Fechamento de Varanda com Vidro Temperado
Um dos vidros mais utilizados no fechamento de varanda é o vidro temperado, que tem como principal característica alta resistência. Além de ser considerado um material mais seguro, comparado a outros vidros, isso porque o vidro temperado reduz o risco de cortes graves, pois em caso de acidentes, a peça fica totalmente estilhaçada. Para garantir ainda mais conforto a sacada de vidro, o recomendado é aplicar uma película transparente para bloquear os raios ultravioletas e evitar que, ao quebrar, os estilhaços caiam no piso inferior à sacada.
Fechamento de Varanda com Vidro laminado
O vidro laminado é composto por duas chapas unidas por camadas de PVB (polivinil butiral), que consiste em uma película plástica e com elasticidade, o que proporciona maior isolamento acústico e bloqueio à radiação solar.
O envidraçamento de varanda com vidro laminado é indicado para regiões em que o inverno é mais rigoroso, pois esse tipo de vidro não suporta baixas temperaturas. O vidro laminado oferece maior resistência a impactos, excelente acústica e proteção contra raios UV, o que ajuda a amenizar o barulho no ambiente e protegendo sua pele dos efeitos negativos dos raios solares, contribuindo para maior conforto acústico e segurança.
Fechamento de Varanda com Vidro Duplo
O vidro duplo muito usado no fechamento de varanda, é constituído por duas placas de vidros separadas por uma câmara de ar estanque. Esse tipo de vidro é ideal para quem busca por um bom isolamento térmico e sonoro, pois atenua as ondas sonoras em níveis superiores ao do vidro comum, o que oferece alto controle de luminosidade e privacidade.
Fechamento de Varanda com Vidro Termo Endurecido
Também conhecido como semi temperado, o vidro termo endurecido é submetido a um tratamento térmico similar ao do vidro temperado, o que aumenta em duas vezes a resistência.
Fechamento de Varanda com Vidro Insulado Termo Acústico
O vidro insulado consiste na junção de dois vidros selados e distanciados por um perfil de alumínio que tem a função de controle de ruído, controle de temperatura e anti embaçamento, o que garante um melhor isolamento termo acústico. Esse tipo de vidro não sofre altas variações de temperatura, evitando problemas de embaçamentos.
Fechamento de Varanda com Vidro de Controle Solar
Esse tipo de vidro também é muito indicado para o fechamento de varanda, pois possui uma capa refletora que limita a entrada de luz e ajuda a fazer a manutenção da temperatura interior. Sua principal finalidade é filtrar os raios solares por meio da reflexão da radiação, de forma seletiva, capazes de barrar o calor sem afetar a iluminação recebida no envidraçamento de varanda.